sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Os protegidos de Exu Veludo - Charme, magnetismo e elegância

Exu Veludo é uma entidade forte, protetora e importante. Ela foi uma das entidades que me iniciou e sempre me protegeu. É um fiel escudeira, que gosta de andar ou tem vínculos vibracionais com Tranca-Ruas, outra entidade que me protege de perto. Dizem que Exu Veludo serve ao Exu 7 Encruzilhadas, mas, isso não se atesta. Na verdade, ele trabalha entre dois raios - Ogum e Oxóssi. Ele serve ou trabalha junto com Tranca-Ruas. Ele é um Exu das conquistas. O médium que tem a copanhia de Exu Veludo, será sempre um conquistador nato. Acabará deixando as mulherada sempre atraída (a não ser que ele não queira). Ele gera um tipo de simpatia, aliada a libido, com muita força magnética. Não é propriamente um gerador de beleza, mas, de sedução. Ele é assim forte sedutor, porque se do lado masculino ele serve a Ogum/Oxóssi, do lado feminino ele milita muito pelo raio de Oxum. 




Há um segredo velado sobre Exu Veludo que vou revelar agora. É que Exu Veludo, não é apenas um Exu sedutor por comportamento ou por magnetismo natural, na verdade ele é um grande mago. Tem o poder do magnetismo das flores, da água e tá sempre se energizando nas margens dos rios. E não só isso. Ele incentivará a todo médium que tem sua companhia e proteção, a buscar conhecer os oráculos, a estudar e escrever sobre a magia - e acima de tudo a divulgar e defender a ancestralidade. Assim ele é um forte protetor dos tarólogos, astrólogos, escritores de Umbanda, consultores de búzios e sacerdotes de Ifá.



Podemos detectar muitos artistas, jogadores, cantores, atores e políticos que tem a proteção desse Exu. Essas pessoas tem muito charme, são cheias de balacobaco e tende a ganhar o sexo oposto com facilidade. Porém, um detalhe importante. Ele não é como se diz no termo popular "um galinha". muito pelo contrário. Ele é o revelador do Dom Juan, mas, é romântico, sincero e fiel. Ele desperta a vontade no homem de ter diversas amantes, mas, com a vontade de dar prazer e amor, mas, jamais fazer sofrer. Ele quer incentivar a amar todas, não desprezar, não olhar as aparências e ser gentil o máximo possível. Quando o médium é casado, ele estimula o amor e o sexo, cada vez mais forte, mais intenso e verdadeiro, protegendo a conjugação e a honestidade.



No Candomblé podemos identificá-lo também. mas, pode ser conhecido como Exu Lalu ou pode se identificar como Veludo mesmo. Ai vai depender muito do médium e da ancestralidade da pessoa. Um artista por exemplo, que tem a proteção de Veludo é o Mago Paulo Coelho. Mas, prestem bem atenção, não estou dizendo que é o Exu dele, mas, uma das entidades que trabalha orientando-o. Outra coisa, que vocês já devem está cientes é a entidade se apresenta com outros nomes, dependendo da crença e fé da pessoa protegida. Não pense que o Exu só trabalha no culto afrobrasileiro, pois se o médium escolhe uma outra fé, mesmo assim a entidade terá que cumprir sua missão, mesmo que o médium tenha escolhido a religião que na visão da entidade seria avaliada como "errada". Então Exu Veludo pode está orientando Paulo Coelho ou qualquer outro artista, com outro nome, mas, mantendo essas mesmas características que é a do charme, do interesse por magia, por escrever e por conquistar. Sendo simpático, cheio de libido e altamente sedutor. Assim, veremos que todo médium que tem a proteção e trabalha com Veludo, acabará escrevendo sobre magia. E se é da Umbanda, irá divulgar muito os orixás e a magia sagrada do Axé.



Quer saber mais famosos protegidos por Exu Veludo? Vamos lá! Lembrando que não importa a nacionalidade, nem a cultura ou onde mora. Eu já disse que a entidade se acomoda ou se adapta as escolhas e carma do protegido. Mas, se a pessoa é da Europa, da Ásia ou da América do Norte, como alinhar a Umbanda se lá nada tem haver com a Umbanda ou cultos afrobrasileiros? Ora, onde não tem ligação com a África? Tem um montão de negros nos países do Norte, em toda Europa e em todo lugar do mundo. Há misturas de raças em todo lugar, mesmo na Alemanha e nos países mais brancos do mundo! E como eu disse, a Umbanda não tem obrigação em ser negra, apesar do principal tripé ser africano. A África é o berço da humanidade, mas, como já deixei claro nos outros artigos a Umbanda vai muito além dos orixás que conhecemos hoje. Ela é formada por estudo de forças, de Axé, que vai além do tempo, lá nos limites da ancestralidade e da sociedade, quando ela entrou em contato com o mundo espiritual, por meio da mediunidade. Ela tem ligação com a antiga Babilônia, Caldéia, Egito, Hebreus, Canaã, Índia e assim por diante... Então não fique se questionando achando que uma pessoa na Europa não teria nada haver com a Umbanda. A Umbanda, por incrível que pareça, já tem em diversos países do mundo, como Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra, França, Portugal e tantos outros.



Explicação dada, voltemos a mais famosos protegidos por Veludo. Um cara que fez sucesso nos esportes e no mundo da moda, admirado e desejado pelas mulheres e que não é brasileiro. O David Beckham. Veludo protege ele em especial, no trabalho e na saúde. Também podemos destacar Zinedine Zidane, Sigoruney Weaver e Michael Schumacher. Como eu disse, de outras nacionalidades. E poderíamos citar diversas outras pessoas, mas, fica pra uma próxima. Especialmente, porque estou escrevendo um livro sobre Exus e não quero contar todos os segredos aqui! Mas, continuando com a descrição e proteção de Exu Veludo, pra finalizar, podemos dizer que ele não protege apenas homens e sim age sobre mulheres também. Em especial, como aliado da Pombagira Maria Rosa ou Maria Mulambo. Mas, em alguns casos, também com Maria Padilha do Cabaré. 



Uma mulher linda que tem a proteção dessa vibração casada Pombagira/Veludo é Dakota Mayi Johnson que é uma modelo e atriz estadunidense e também a atriz Anne Hathaway, Megan Fox, Penélope Cruz, Jessica Alba e Emily VanCamp. Cheias de charme e talento. No Brasil, poderíamos citar por exemplo, Bruna Lombardi, a cantora Claudia Cristina, ex-panicat Nicole Bahls, a Top Alessandra Ambrósio e a também lindíssima Giselle Itié. Todas tem a força dessa vibração composta por: Oxum+Oxóssi+Ogum e Veludo+Pombagira.



E nesse ano 2016 Exu Veludo também atuará no ano de Oxalá, que como eu disse, ele não é serventia de Oxalá e nem trabalha pra 7 Encruzilhadas, que é o Exu principal do ano. Mas, ele tem uma função importante nesse ano de Oxalá, atuando diretamente no setor financeiro das pessoas, em especial, dos piscianos, taurinos e leoninos. Em especial Veludo Mirim que olhará pelas crianças, em especial as enviadas e especiais nesse ano. Muitas crianças, terão uma energia especial, pra se inclinar a misticismo e espiritualidade. Mas, ele também agira para os demais signos. Para os arianos por exemplo, ele estará ajudando na espiritualidade, fé e mediunidade. E os geminianos, terão ajuda dele na parte social, com os amigos, afastando pessoas falsas e fazendo surgir paixões entre amigos. Já cancerianos, terão ajuda dele em viagens longas, estudos ou idas ao exterior. Enquanto virginianos, poderão sentir a ajuda dele ou buscar seu auxílio no casamento, namoro ou qualquer outra ligação com pessoas aliadas.



Escorpianos, terão ajuda de Veludo no sexo, onde ele atrairá parceiras e amantes. Já sagitarianos, terão a ajuda dele no lar, em empreendimentos mobiliários e serão puxados a meditar mais pra se conhecer melhor. Enquanto capricornianos terão sua ajuda nos negócios, contratos, leituras, publicações e comunicação. Os aquarianos, terão mais força de atração, mais charme e poderão contar com Veludo pra conquistar aquela pessoa especial, fechar negócios difíceis e investir em tecnologia. Já os librianos, terão ajuda na saúde, mais ânimo para o trabalho, podendo descobrir um amor na sua área profissional e terá mais coragem pra investir mais nos negócios, em especial o que envolva escrita, publicações e marketing.



Veludo é um Exu de voz suave, melódica, cheia de galanteio e que demonstra sabedoria. Não é uma entidade que mostre tom de ancição, mas, de um jovem atento e guerreiro, mas, que prefere a poesia que a guerra. Prefere cantar que atacar, prefere amar que matar. Meu primeiro contato com ele foi na Umbanda em minha iniciação. O primeiro contato foi na mata, mas, depois em visões, onde pude constatar sua elegância nas duas formas, tanto como homem, quanto como fera. Um animal, que para alguns surge como um Cão Feroz negro, para outros um Puma grande ou uma onça preta e até um lobo. Tudo dependerá das ligações e da ancestralidade do médium. Mas, será sempre forte e elegante. E além de ter contato na Umbanda, na mata, em sonhos e visões, cheguei a ver ao anoitecer frente a frente, em sua forma animal.



O PODER DO AMOR E DO SEXO

O amor de verdade, não nasce apenas da atração fisica, muito menos de momentos de carencia ou mesmo luxuria! Na verdade, o amor tem ligação de alma e simples adulterios, casos de vingança ou libidinosos, apenas atrapalham o surgimento do verdadeiro amor. Um amor eterno se extravia até por mais de uma vida, pelo fato de essas almas errarem muito, mas, em algum momento acabam se encontrando! - como dizia os sagrados ciganos "kambulin Calon"...



 Os ensinamentos das antigas tradições concordam, através de todos os tempos, a reconhecer a importância da energia sexual no comportamento humano. Essa importância é primordial. A função sexual não se limita ao ato de procriação ... Os antigos sábios sabiam o que os modernos descobriram com o desenvolvimento de Endocrinologia: As glândulas secretam hormônios que drenam o sangue e tecidos estampados, órgãos e consciência, os personagens do sexo masculino e feminino. Nossas atividades fisiológicas, nervoso, endócrino, mentais, físicas e espirituais estão intimamente ligados com o nosso poder sexual.


De todas as glândulas, a SEXUAL é a que tem a maior influência sobre o corpo e a alma. Os grandes poetas, grandes artistas, grandes conquistadores e os grandes sábios possuíam Glândula Pineal e, portanto, desenvolveu um grande poder sexual. Inteligência, sabedoria e grandes habilidades em humanos perguntar se manifestar em todo o seu poder, a presença de glândulas sexuais poderoso. Quando os abusos e desperdícios sua energia sexual homem, ele perde sua força, vigor e inteligência. O abuso sexual faz com que os fracos, os nervos, os desequilibrados, psicopatas, degenerados sexuais. A energia sexual é uma força enorme dentro do ser humano. A energia sexual é a alma da árvore humana. O sexo é a energia da vinícola e nosso corpo físico quando esgotado, o abuso, a energia sexual, máquina humana começa a falhar, as doenças aumentaram e rapidamente viajar para o cemitério. O sábio uso do sexo e rejuvenesce aqueles que fazem uso sábio dele ser mantido jovem por um longo tempo, eles vão desenvolver os poderes internos, vitalizar o corpo será curado da doença e da cura ainda outras pessoas. 


A humanidade vive hoje a conhecer os mistérios do sexo e do ser humano ainda não sabe mesmo. A atividade sexual que sabemos agora é totalmente mecânico, inconsciente, concupiscente e apaixonado, é uma atividade sexual que destrói, e apenas doente e, em vez do mais puro amor, sempre que desenvolver as paixões inferiores. A humanidade tem confundido paixão com amor. O amor é desconhecido por que há tantas tragédias e desunião em residências.


Existe no corpo humano sete glândulas endócrinas. Cada segrega uma ou mais hormonas actuam como mensageiros e comandos levar a diferentes partes do corpo para regular os processos corporais, tais como o crescimento, a pressão sanguínea, a temperatura, o cálcio, o açúcar, o fósforo e o mais importante, o função sexual. Qualquer falha de uma glândula ou o uso de hormônios sintéticos, afetar o sistema endócrino e desequilibrada, com todas as conseqüências. A glândula que regula o sistema endócrino é a glândula pituitária e dá força a todo o sistema, e que nos leva à vida, é o g Glandulas endocrinas lándula sexual.


O eixo hipófise-gônadas famosas, ou seja, glândula pituitária controla regulação de hormônios sexuais no homem e na mulher. Nos seres humanos, a pituitária está relacionado com o início da puberdade para enviar sangue para as hormonas que estimulam as gónadas. Nas mulheres, a glândula pituitária começa a puberdade estimular o crescimento de folículos nos ovários. Cada folículo segrega hormônios sexuais femininos que desenvolvem características sexuais nas mulheres. A vida humana é um fluxo contínuo de energia e transformá-la. Tudo no homem tem um começo e um fim, a vida começa e termina em sexo pelo sexo. Os órgãos sexuais no homem produzir a energia que dá a vida, a energia sexual, mas para produzir tal energia que necessita a energia do cérebro é considerado a matéria-prima para a produção de esperma e da energia sexual, e para a o funcionamento normal das glândulas endócrinas. Na verdade, a vida humana é o produto da união de um espermatozóide e um óvulo. Um único espermatozóide tem todas as qualidades para trazer à existência. Lembre-se que em cada ejaculação, o macho perde milhões de espermatozóides.

 O homem sempre buscou tanto por poder, quando por proteção e conhecimento! E nessa busca, ao se adentrar o misterioso e perigoso mundo da magia, foram desenvolvido mecanismos e ferramentas mágicas. Uma ferramenta muito importante sempre foram os amuletos, como vemos por exemplo no culto afro-brasileiro, os patuás e guias, etc... E ate mesmo cada deus ou divindade suprema sempre foi representado com sua arma ou ferramenta de poder, como um cetro ou uma espada por exemplo. Assim cada cultura, cada povo e cada fiel, tem sua adaptação e sincronia com um tipo de força e elemento. Descubra o seu e desenvolve seu poder magistico...

 O mago, o médium e o fiel, tem que ter consciência clara do que é fé, pois não pode cair jamais na armadilha da superstição que deixa sua mente confusa e bloqueada. Mas, ao mesmo tempo, não pode ser uma pessoa que vive seguindo um ceticismo limitador. Ela tem que saber a hora de orar, de se proteger e de se liberar. Por isso que meditar e aprimorar o conhecimento constantemente é muito importante. Porque todo que busca por sua espiritualidade plena, está a todo momento sendo alvo de ataques, tanto visíveis, quanto invisíveis! Então, saber que não cair em paranoia é muito importante, mas, também evitar o ostracismo... Estamos sempre em alerta! Namastê!


Quando há uma conexão de verdade entre duas pessoas, a presença é contagiante. Quando estão juntas, exala-se energias e boas vibrações. Os pensamentos chegam a ficar confuso, os desejos ficam aflorados e ficamos emocionados, até quando vemos a outra pessoa de longe. A companhia parece parar o tempo e a alegria fica grande, quando se está junto. O tempo passa depressa e quando a outra pessoa vai embora a saudade vem em segundo... Amigos verdadeiros são raros, por isso sempre tive poucos, pois sempre fui seletivo. E não selecionei conscientemente, apenas sigo o que o cosmos vai revelando a minha volta. Pessoas falsas, interesseiras e egoístas, nunca fizeram parte de mel circulo de amizades... A amizade é um dom, uma graça divina e um amigo verdadeiro vale ouro. E uma amizade que vira amor, é duas vezes abençoada... Mas, raramente as pessoas compreendem a verdadeira essência do amor! Amor e amizade poucos sabem cultivar. Vejam que mesmo São Pedro, negou o Cristo por 3 vezes, quando sentiu que poderia morrer em seu nome! Vimos que o mundo tem mais Judas que amigos sinceros. Mas, a amizade verdadeira ainda existe, por isso só diga que ama se realmente sentir, só diga que deseja o bem se realmente desejar e só abra seu coração se realmente confiar....


Emor - As impurezas e defeitos depois de explicar todas as leis de pureza dos sacerdotes, Moisés explicita que qualquer sacerdote com defeito físico não pode se aproximar do Tabernáculo para realizar o serviço sagrado. Temos dificuldade em entender uma atitude desta, de um líder tão carismático como Moisés, de quem espera-se amor e compaixão o tempo! E é dificil entender essa discriminação contra os que têm um defeito, se considerarmos que Moisés falava e ordenava a mando de uma força maior, que, a rigor, deveria ser de bondade e de aceitação! O Rabi Meir de Dvinsk, um grande cabalista, explica que não devemos entender esses defeitos descritos como físicos como sendo realmente de tal natureza, mas sim como defeitos da alma (ou de caráter, como se falaria em bom português). Assim, se um sacerdote que até então era sadio passasse a ter um defeito, poder-se-ia presumir que ela perdera o mérito de servir, por causa de algo de errado na sua personalidade, por causa de uma fraqueza de caráter. Se o sacerdote já nascesse com o defeito, ele só podia servir se o defeito fosse reparado. Mais do que se aplicar aos sacerdotes, a lição se aplica a nós. É importante dizer que um defeito que a pessoa tenha (e todos nós temos algum defeito) de forma alguma significa que a pessoa é "má" ou "pecadora"; apenas que existe algum atributo ou traço de personalidade que precisa ser aperfeiçoado para que possamos fazer o nosso serviço sacerdotal, ou seja, para que possamos nos aproximar da espiritualidade. Para alguns, o defeito será a irritabilidade; para outros, a indolência; para um terceiro grupo ainda, talvez o defeito seja a mesquinharia, a avareza ou a inveja.



O que o trecho desta semana está nos ensinando é que não podemos seguir um caminho verdadeiramente espiritual – não podemos servir no Tabernáculo – enquanto esses defeitos existirem dentro de nós. Em vez de justificarmos nossos defeitos, deveríamos encará-los com uma dose de responsabilidade pessoal, como algo que está a nosso alcance mudar e transformar. Cabe a cada um de nós, um sacerdote por excelência, nos mantermos o máximo possível longe de defeitos e falhas nossas, para que assim possamos seguir um caminho de felicidade e de realização, objetivos máximos da verdadeira vida espiritual. Y. A. Cabalista.

CARURU DE COSME E DAMIÃO





A festa é caseira, mas farta. Todos os anos, no mês de setembro, ela acontece em milhares de lares baianos. Difícil imaginar uma mais sincrética. O “Caruru de São Cosme e São Damião” homenageia os santos gêmeos da igreja católica, os Ibêjis do candomblé e também as crianças. Tudo precisa ser feito no mesmo dia: caruru, xinxim de galinha, vatapá, arroz, milho branco, feijão fradinho, feijão preto, farofa, acarajé, abará, banana-da-terra frita e os roletes de cana. A dimensão da oferenda é medida pela quantidade de quiabos do caruru. Cada um faz como pode: mil, três mil ou até 10 mil quiabos. Quando a comida fica pronta, coloca-se uma pequena porção nas vasilhas de barro aos pés das imagens dos santos, ao lado das velas, balas e água. Depois, serve-se o caruru a sete meninos com, no máximo, 7 anos cada. Eles comem juntos, com as mãos, numa grande gamela de barro ou bacia. Só então é a vez dos convidados participarem da celebração.
A história da devoção a São Cosme e São Damião é antiga e atravessa continentes. Na Bahia, a fé nos santos irmãos ganhou importância principalmente pelo sincretismo com Ibeji, o orixá duplo dos nagôs, que representa os gêmeos. A mistura foi tão completa que ultrapassou a fronteira das religiões e classes: católicos e adeptos do candomblé, ricos e pobres oferecem a mesma comida sacrificial do candomblé às imagens dos santos cristãos. E mais, chega-se a fabricar imagens dos santos que incorporam uma terceira figura – Doú – uma corruptela de “idowu”, o nome dado, numa família nagô, àquele que nasce depois de um par de gêmeos. “Sempre tidos como muito traquinas, os idou deram origem ao ditado nagô: Exu lehin Ibeji – Exu vem depois dos Ibeji”, explica o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, em seu texto Cosme e Damião no Brasil e na África.
Quem assume a devoção aos santos e a obrigação de oferecer o caruru todos os anos, geralmente tem um bom motivo. Há 25 anos, no mês de setembro, Joselita Bulhões deu à luz a um dos seus filhos. Muitos moradores de Muritiba já estavam envolvidos com as festividades para os santos, que incluía caruru e foguetes. A criança, que tinha nascido com problemas respiratórios e peso excessivo – seis quilos -, por ter engolido o líquido da placenta, foi imediatamente para o médico. À noite, quando tinha retornado para casa, já à salvo da primeira dificuldade que enfrentou no mundo, o bebê novamente correu risco de vida. O vizinho da casa em frente resolveu soltar foguetes para homenagear os santos. O primeiro deles quebrou uma telha da casa de Joselita e caiu sobre o travesseiro onde o bebê dormia, a poucos centímetros do seu rosto. Interpretando esses acontecimentos como provas da intervenção dos santos irmãos, Joselita decidiu oferecer, todos os anos, o caruru em homenagem a eles. Hoje adulto, o seu filho, que também se tornou médico, como Cosme e Damião, faz questão de colaborar para manter a tradição.
Na família do Mestre Curió, da capoeira Angola, a tradição do caruru vem dos antepassados. “Começou com meu bisavô, passou pra meu avô e depois pra meu pai, que parou porque entrou para a lei de crente”. Além da vontade de prosseguir com a tradição familiar, Mestre Curió decidiu “tomar essa responsabilidade” por uma impressionante coincidência na sua vida: “Sou gêmeo, minha mulher é gêmea, tenho um casal de gêmeos e minha mãe era gêmea”. O caruru, que ele oferece em janeiro – mês do seu aniversário e do seu grupo de capoeira – acontece em três etapas. A primeira é na academia Mestre Pastinha, com três mil quiabos. A segunda, na academia dos Irmãos Gêmeos – para os sete meninos, alunos e convidados. E, depois, em sua própria casa.
Oferenda, sacrifício e obrigação
Os santos são católicos, mas a forma de homenageá-los é africana. Segundo o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, “os iorubás, em suas várias etnias, entendem o sacrifício, o ebó, como a forma essencial da sua comunicação com os orixás”. O caruru – dos Ibeji ou de São Cosme e São Damião “seria, então, mais do que uma oferenda, mas um sacrifício: o que na Bahia, o povo-de-santo chama de ‘obrigação’, que tem um preço e custa dinheiro. É como se desfazer de algo muito valioso”.
Joselita Bulhões conta que, nesses 25 anos, pensou algumas vezes que não fosse fazer o caruru, por causa de problemas financeiros, mas sempre conseguiu manter a promessa. “Pra mim, eles são santos vivos: o que você pedir, eles atendem. Uma vez, a situação estava tão difícil, que eu fiz uma prece bem forte. Na mesma hora, meu marido entrou. Tinha conseguido um dinheiro, nós mudamos de casa e eu fiz o caruru”, conta ela, que tem um pequeno oratório para os santos na lavanderia de sua casa. Hoje em dia, oferece anualmente um caruru completo e farto, com mais de dois mil quiabos escolhidos cuidadosamente na Feira de São Joaquim.
Nas últimas décadas, tem sido feita freqüentemente uma associação entre os santos católicos e os erês, que é um estado infantilizado do transe no candomblé. Por isso, inclui-se a distribuição de balas, doces e refrigerantes nas homenagens aos santos, especialmente no Rio de Janeiro. Mas são poucas as casas de candomblé que fazem obrigações para os Ibeji, geralmente discretas e não necessariamente em setembro. Outro detalhe é que não se tem notícias de filhos-de-santo de Ibeji na Bahia.
Ibeji
Coisas da Bahia
Todos os dias, antes das 6h, quando acontece a primeira missa na Igreja de São Cosme e São Damião, no bairro da Liberdade, já é possível encontrar pessoas na porta. Pequena, simples, mas visitada durante o ano inteiro, a igreja precisa conviver cotidianamente com o sincretismo que caracteriza a devoção a esses santos. “Só na Bahia existem essas imagens com Doú. Quando as pessoas trazem elas, nós explicamos que não podemos benzer e elas trocam as imagens”, explica o padre Ciro. Com muitos fiéis também em outros países, o padre lembra que existem igrejas para São Cosme e São Damião em Roma e no Rio de Janeiro, e que existe uma missa própria para eles na liturgia católica. O dia reservado para os santos é 27 de setembro.
Para os católicos, não há provas de que os santos fossem gêmeos. Conta-se que eles eram irmãos, nascidos na Arábia e filhos de uma viúva. Formados em medicina, na Síria, além das curas realizadas, pregavam o cristianismo. Por estarem convertendo muitas pessoas e também por trabalharem gratuitamente, foram perseguidos e condenados pelo tribunal de Lísias. Sofreram muitas torturas, às quais sobreviveram, até que, em 303, foram decapitados. “Eles são santos muito carismáticos, porque defendiam os humildes, curavam as doenças físicas, sem nunca terem cobrado um centavo. Curavam, também, as doenças da alma”, comenta o padre Ciro, explicando a legião de devotos que os santos conquistaram nos últimos séculos.
Vitalino dos Santos, 67 anos, que trabalha na Paróquia de São Cosme e São Damião desde 1957, já viu muitas formas de manifestação de fé. “As pessoas trazem velas para acender e imagens para ficar na igreja”. Para ele, seja no caso de São Cosme e São Damião ou qualquer outro santo, o mais importante é o exemplo que deixaram: “Os santos foram pessoas como nós, que enfrentaram muitas dificuldades, mas com força e coragem”.


Comida de sexta-feira
Seja por motivos religiosos, gustativos ou nutricionais, o caruru é um prato sempre presente na mesa baiana. Já é uma tradição: na sexta-feira, a maioria dos restaurantes da cidade inclui o prato no cardápio. Em setembro, por causa do caruru religioso, os comerciantes aproveitam para subir os preços dos produtos, porque têm a certeza de que as vendas irão aumentar.
Na Feira de São Joaquim, onde a maioria dos devotos se abastece, o preço do quiabo varia a cada dia de setembro. Segundo o feirante conhecido por Toinho, as vendas já foram bem melhores. “Agora todo mundo é crente, pouca gente dá caruru. Antes, numa rua qualquer, mais de 10 casas davam caruru”, afirma ele, sem negar que o aumento das vendas ainda acontece. “Se normalmente eu vendo quatro sacos por mês, em setembro, são oito ou 10 sacos de quiabo”, sintetiza o feirante José Paes. Sobre os preços, a feirante Maria Lúcia Falcão explica: “Ontem, o cento estava por R$2,00. Hoje está por R$1,50, porque entrou mais quiabo. Depois do dia 10, vai para R$2,50 ou R$3,00”.
Alguns usam só quiabo, cebola, sal, camarão e azeite de dendê. Outros acrescentam castanha, amendoim, pimentão e tomate. Segundo a nutricionista Joseni França, o caruru é mesmo um prato muito rico: “O quiabo tem muito ferro, mas um tipo de ferro que para ser melhor assimilado precisa ser combinado com fontes de vitamina C, como limão, tomate, pimentão. O dendê tem o betacaroteno, que o nosso corpo transforma em vitamina A, boa para a pele e para os olhos. Já com as castanhas e o amendoim, o prato ganha em proteínas e uma forma saudável de gordura”.
CURIOSIDADES
  • Mas por que caruru para sete meninos? Segundo a peculiar tradição afro-luso-baiana, existiam sete irmãos: Cosme, Damião, Doú, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi, conta Odorico Tavares, em seu livro “Bahia – Imagens da terra e do povo”.
  • A fertilidade das iorubás, que tem inclusive motivado pesquisas médicas, provavelmente é um dos motivos da importância dos santos e orixás irmãos. A Nigéria, inclusive, é o país com o maior índice de nascimento de gêmeos no mundo inteiro.
  • No modo africano de homenagear os Ibeji e também outros orixás, o pedido de esmola para a preparação da comida é um ponto fundamental. A mesma tradição já existiu na Bahia, mas foi abandonada pela maioria das pessoas. Entretanto, ainda é possível encontrar quem mantenha esse costume, inclusive fora da Bahia.
  • Existem várias recomendações para quem faz o caruru, que cada um escolhe obedecer ou adaptar. Quem oferece o caruru deve cortar o primeiro quiabo e, depois de pronto, colocar a comida aos pés dos santos em vasilhas novas e fazer um pedido. A galinha do xinxim não pode ser comprada morta. Durante a festa não deve ser servida bebida alcoólica. E quem encontrar no prato um quiabo inteiro deve oferecer um caruru no próximo ano.

HISTORIA DE XANGÔ E YANSÃ

HISTORIA DE XANGÔ E YANSÃ Vamos conhecer agora a história de Xangô, um orixá bastante sedutor, que havia sido disputado por três mulh...